Infectologia e Medicina Preventiva

Infectologia e Medicina Preventiva

A Infectologia é uma especialidade médica que trata doenças crônicas e agudas causadas por fungos, bactérias, vírus, protozoários ou outros microrganismos.

Já a Medicina Preventiva, cuida por meio de ações antecipadas para que nenhuma doença ou lesão venha a ocorrer preocupando-se em manter a saúde do paciente em dia, através de monitoramento e medidas preventivas constantes.

Os profissionais especializados em Infectologia atuam em 4 grandes áreas: Diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas e parasitárias, vacinação, controle de infecção hospitalar e aconselhamento na correta prescrição de antibióticos.

Também possuindo 4 grandes campos de atuação, a Medicina Preventiva vem em sua forma primária, prevenindo que a doença chegue ao corpo humano; secundária, diagnosticando enfermidades em seu estágio inicial; terciária, diminuindo o impacto negativo provocado pela doença e finalmente, na quaternária, evitando e/ou minimizando os efeitos colaterais de intervenções médicas desnecessárias ou exageradas.