Importância do Infectologista

Características do Médico Infectologista

O médico infectologista, reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), possui o conhecimento necessário para investigar, analisar, propor, prevenir processos infecciosos, tratar e acompanhar o paciente para proporcionar a ele uma melhor qualidade de vida.

Qual o papel do médico infectologista?

Seu papel é importante para cuidar de doenças infecciosas e parasitárias, realizar imunizações, controle de infecção hospitalar e o correto aconselhamento na prescrição de antibióticos.

Qual o papel do infectologista na Medicina Tropical e dos Viajantes?

Vai viajar para outro país onde o risco de infecção para alguma doença é maior? Uma consulta com o médico infectologista é o passo mais adequado para prevenir possíveis infecções.

Ele vai orientar, explicar e vacinar o paciente contra quaisquer perigos de doenças no exterior, especialmente os trópicos.

Qual o papel do infectologista nos hospitais?

O infectologista auxilia na orientação do uso racional de antimicrobianos e criações de protocolos que minimizam os riscos de infecção hospitalar.

Quando procurar um infectologista?

O médico infectologista trabalha para identificar, orientar e propor uma terapêutica afim de tratar os problemas causados por patógenos que invadem o corpo humano.

Infecções podem se desenvolver a qualquer momento na vida de um paciente, no entanto, quando o infectologista é acionado, o quadro costuma já estar bem avançado. Por isso, o recomendável é que diante da suspeita de qualquer infecção, doenças sexualmente transmissíveis, HIV ou ainda doenças não identificadas que requeiram investigação médica, a pessoa procure um infectologista imediatamente.

Como o infectologista trata dessas doenças?

 O médico infectologista vai diagnosticar, prescrever o medicamento correto (quando houver necessidade) e a rotina de cuidados adequada para combater a infecção, seja ela bacteriana, viral, fúngica ou parasitária.

Através dessa visão precisa e coerente, o médico infectologista vai acompanhar o paciente, monitorando sua melhora e orientando-o para que ele siga corretos protocolos que o ajudem a evitar, novamente, um quadro infeccioso.

Portanto, procure um médico assim que surgirem sintomas e sinais anormais em seu corpo.

Cuidar da saúde, também é um sinal de amor.

Posts Relacionados